quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O legado de Gonzaga Vasconcelos



Homem de visão além do seu tempo, Gonzaga Vasconcelos viveu sua infância e juventude  na zona rural de Surubim, na fazenda que pertencia ao seu pai Oliveiros Vasconcelos, próximo ao Distrito de Chéus, onde seu pai, grande agropecuarista da região, mantinha um armazém.
Recordo que em uma palestra na escola do Distrito do Chéus, há alguns anos atrás, que tem o nome de sua mãe, Ignácia Alcântara de Vasconcelos, o ex-deputado sempre fazia questão de dizer aos jovens de sua batalha para continuar seus estudos em Limoeiro, indo de cavalo de sua casa até a cidade de Cumaru para pegar o carro em direção à escola. Vasconcelos sempre dizia que a educação é a base de toda nação e a grande responsável pelas transformações sociais do mundo.
Vereador, deputado estadual, deputado federal, secretário de justiça, o ilustre surubinense sempre esteve presente no cenário político estadual e nacional. Também não esquecia suas raízes e sempre era visto em sua casa na Rua 7 de setembro, no centro da cidade, bem como na fazenda, onde passou boa parte de sua vida com seus pais e irmãos.
Apaixonado por sua terra natal, enquanto deputado federal  Gonzaga Vasconcelos não mediu esforços para fazer da Terra da Vaquejada um município próspero no interior do Estado. Foi o grande responsável pela implantação da Caixa Econômica Federal e no governo do prefeito Antônio Barros, conseguiu verbas para construção das escolas Oliveiros de Andrade Vasconcelos e Ignácia Alcântara de Vasconcelos. Também foi o grande responsável por trazer a água da barragem de Pedra Fina para o município de Surubim que sofria com a seca.
Em uma das suas últimas aparições em um evento público, em dezembro passado, na festa de conclusão  dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola do Chéus, tivemos a oportunidade de falar com o ilustre deputado, que fez questão de no seu discurso aos alunos incentivá-los a lutar por seus ideais através da trilha da educação. Também falou-nos, em particular, sobre algumas obras suas enquanto deputado federal.
Figura marcante no cenário educacional, Vasconcelos foi um grande doador de  bolsas de estudos para os jovens que não tinham condições financeiras de estudar. Muitos são os surubinenses que concluíram seus estudos através das bolsas dadas pelo Dr. Gonzaga, como era popularmente conhecido.
Esperamos que o legado desse ilustre político surubinense não fique apagado na memória do povo, mas que seja perpetuado para as gerações futuras. Surubim não perdeu apenas mais um filho, perdeu aquele que era um dos seus ilustres cidadãos. Esperamos que diferentemente do que foi feito com a casa do Senador Antônio Farias, que a família deixou virar um estacionamento de uma panificadora, sua casa possa um dia virar um museu para que as futuras gerações possam conhecer a carreira política e a vida desse grande homem.

Texto: João Paulo Lima
Foto: Edvaldo Clemente(minharuatemmemoria.ning.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário