terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Deputados surubinenses serão secretários do novo Governo de Pernambuco

Foto: Blog Mais Casinhas

Com mais de uma hora de atraso, o governador eleito Paulo Câmara (PSB) reuniu aliados nesta segunda-feira (15) para anunciar o primeiro escalão de sua equipe. A maioria dos nomes é conhecida dos pernambucanos, pois fez parte das gestões do ex-governador Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em agosto. Outros nomes também já atuaram durante a gestão de Jarbas Vasconcelos (PMDB) à frente do Executivo estadual. Paulo Câmara contemplou os partidos da Frente Popular e abriu espaço para parlamentares não reeleitos neste ano ao convocar deputados federais e estaduais para seu governo.


Durante o evento, o secretário de planejamento, Danilo Cabral, fez uma apresentação da nova estrutura de governo. Ele destacou a criação do gabinete de projetos estratégicos, coordenado por Renato Thièbaut. "É uma unidade que vai monitorar mais de perto o conjunto das ações mais estratégicas do governo", disse. Novas secretarias também foram criadas: a de direitos humanos, habitação e desenvolvimento social, criança e juventude. Cabral anunciou, também, que a secretaria de turismo passará a incorporar as pastas de Esportes e Lazer, que antes faziam parte da secretaria de educação.
A secretaria de desenvolvimento econômico, por sua vez, passará a incorporar questões relacionadas à distribuição de energia e ao abastecimento de água. O governador eleito também atendeu às demandas da sociedade civil organizada, mantendo a Secretaria da Mulher.


Câmara afirmou que os nomes anunciados foram baseados na discussão com a sociedade pernambucana. Destacou, também, que havia construído um programa de governo registrado em cartório, com o compromisso de dar continuidade à gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), falecido em agosto. "Essa equipe foi mantada com esse espírito, de superação, de defender e honrar o legado que construímos juntos", disse Câmara, acrescentando que Pernambuco tem sido um exemplo para o Nordeste nos últimos anos.


Paulo Câmara também agradeceu aos secretários e falou sobre a saúde financeira do estado, afirmando que as contas estavam equilibradas. Adiantou, também, que o governo estadual será parceiro de todos os municípios do estado. Visivelmente emocionado, afirmou que o modelo de gestão implantado por Campos está reforçado e lembrou que hoje é o aniversário do ex-governador Miguel Arraes, falecido em 2005.


O socialista revelou que nesta semana se inicia o processo de transição com os secretários titulares e, no próximo sábado (20), haverá reunião de trabalho com todos para definir as primeiras ações a serem realizados em 2015. Os secretários adjuntos deverão ser escolhidos pelos secretários nomeados nesta segunda-feira até 1° de janeiro.


Confira a lista abaixo:


Chefe da assessoria especia: José Cavalcanti Neto
Chefe de gabinete de projetos estratégicos: Renato Thièbaut
Chefe de gabinete de projetos do governador: Rui Bezerra Filho
Chefe da Casa Militar: Coronel Pedro Mário Cavalcanti
Procuradoria Geral do Estado: Antônio César Reis
Secretaria da Casa Civil: Antônio Figueira


Secretaria de Planejamento

Danilo Cabral


Eleito deputado federal, ele volta ao governo do estado. Durante as gestões de Eduardo Campos atuou nas pastas de Cidades e Educação. Com a ida de Danilo para o governo, Paulo Câmara abre espaço para que Augusto Coutinho (SD) assuma uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Secretaria da Fazenda

Marcio Stefanni


Atual secretário de Desenvolvimento Econômico, ele também fez parte do governo Eduardo Campos. Antes da atual pasta, ele foi presidente da AD-Diper.


Secretaria da Administração

Milton Coelho


Foi secretário de Governo da segunda gestão de Eduardo Campos e um dos aliados mais próximos do ex-governador. 


Secretaria de Educação

Fred Amâncio


Também fez parte das gestões de Eduardo Campos e de João Lyra Neto no comando de várias pastas. Fazendário de carreira, foi secretário da Saúde, de Desenvolvimento Econômico e, atualmente, é de Planejamento e Gestão.


Secretaria da Saúde

Iran Costa

Médico e interventor do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) desde março de 2013.


Secretaria das Cidades

André de Paula


Eleito deputado federal, ele vai comandar uma pasta responsável por algumas das principais obras do governo estadual. Com a escolha de André de Paula, ele contempla o partido aliado PSD e abre espaço que Cadoca (PCdoB), não reeleito, permaneça na Câmara dos Deputados.


Desenvolvimento Social, Criança e Juventude

Isaltino Nascimento

Ele foi secretário de Transportes na gestão de Eduardo Campos. Deixou o governo para concorrer uma vaga na Assembleia Legislativa, mas não foi eleito. 


Secretaria de Agricultura

Nilton Mota


É outro que volta à gestão estadual. Foi secretário da Educação de Pernambuco, presidente da Companhia Estadual de Habitação entre 2011 e 2012. Quando Geraldo Julio foi eleito prefeito do Recife, ele deixou o governo estadual e assumiu a pasta de Infraestrutura e Serviços Urbanos da capital. Nestas eleições, conquistou uma das 49 cadeiras da Assembleia Legislativa.


Desenvolvimento Econômico

Thiago Norões


Procurador de carreira, ele foi procurador-adjunto na primeira gestão de Eduardo Campos (2007-2010). No governo seguinte, foi o titular da pasta. Deixou o governo neste ano após desentendimentos com o governador João Lyra Neto, quando se integrou à equipe de transição.


Secretaria do Trabalho e Micro Empresa

Evandro Avelar


Atual secretário das Cidades, Avelar deixa a pasta após quase oito meses - ele foi nomeado quando João Lyra Neto assumiu o governo, em abril. É engenheiro civil e já foi secretário de Desenvolvimento Urbano e de Projetos Especiais. Já esteve à frente também da secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Humana de Jaboatão dos Guararapes e da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU).


Secretaria de Meio Ambiente

Sérgio Xavier


Ele volta ao governo para a mesma pasta que ocupou durante a gestão de Eduardo Campos. A escolha dele abre espaço para o Partido Verde e para um aliado da ex-ministra Marina Silva, que foi candidata do PSB à Presidência da República.


Secretaria de Imprensa

Ênnio Benning


Jornalista, Benning foi repórter e editor dos cadernos de política e economia do Diario. Já foi titular da secretaria de imprensa durante a gestão do ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), para quem trabalhou até este ano, quando foi cedido (a princípio, temporariamente) para a campanha de Paulo Câmara (PSB) ao governo do estado, estando à frente do núcleo de comunicação.


Secretaria de Turismo

Filipe Carreras


Formado em Ciências Contábeis, Carreras iniciou sua atuação na vida pública em 2013, quando ocupou a secretaria de turismo e lazer da prefeitura do Recife. Até então, trabalhava na indústria de entretenimento. Neste ano, candidatou-se a deputado federal, sendo o candidato mais votado na capital pernambucana e um dos mais votados em todo o estado. A cadeira de Carreras na Câmara Federal será ocupada por Fernando Monteiro (PP), sobrinho do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro.


Secretaria de Transportes


Sebastião Oliveira

 Formado em Medicina, Sebastião Oliveira é deputado estadual, sendo integrante, inclusive, da mesa diretora da Assembleia Legislativa (Alepe). Neste ano, conseguiu se eleger deputado federal, com mais de 115 mil votos. Natural de Serra Talhada, no Sertão, Oliveira é filho do ex-deputado e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sebastião Ignácio de Oliveira Neto. A vaga de Sebastião na Câmara Federal será ocupada por Raul Jungmann (PPS), que atualmente é vereador do Recife.


Secretaria de Defesa Social

Alessandro Carvalho


O secretário permanecerá como titular da pasta, cargo que ocupa desde 2013. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia, é delegado de Polícia Federal desde 1999. Já atuou nos estados do Rio Grande do Norte, da Bahia e do Paraná. Ele é especialista em Gestão de Políticas de Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia e exerceu o cargo de secretário executivo de defesa social entre julho de 2010 e dezembro de 2013.


Controladoria-Geral
 do Estado

Rodrigo Amaro


É presidente da empresa Pernambuco Participações (Perpart), vinculada à Secretaria de Administração.


Secretaria de Justiça e Direitos Humanos 

Pedro Eurico

É o atual secretário de Criança e Juventude do governo do estado. Faz parte do PSDB, mas trata-se de uma escolha pessoal de Paulo Câmara. 


Secretaria da M
ulher

Silvia Cordeiro 


É a atual secretária da Mulher da Prefeitura do Recife. É médica sanitarista e feminista.



Secretaria de Cultura

Marcelino Granja


Foi titular da secretaria de Ciência e Tecnologia durante a gestão do ex-governador Eduardo Campos. Deixou o governo para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do estado, mas não foi eleito. A escolha de Marcelino contempla o PCdoB, partido aliado do PSB durante a campanha de Paulo Câmara ao governo do estado.


Secretária da Ciência, Tecnologia e Inovação

 Lúcia Melo


Líder do Governo na Assembleia Legislativa

Waldemar Borges


O governador eleito manteve o deputado à frente da liderança.



Fonte:Diario de Pernambuco/macaparanahoje.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário