Conheça Surubim



Origem de Surubim




O Município de Surubim localiza-se no Agreste Setentrional de Pernambuco, fazendo parte da região do semi-árido brasileiro. Sua emancipação política aconteceu em 11 de setembro de 1928, quando desmembrou-se do Município de Bom Jardim, através da Lei estadual nº 1.931.
A origem deste município brasileiro está interligada a agropecuária, rezando a lenda que o nome "surubim" vem de um boi pintado, criado pelo fazendeiro Lourenço Ramos da Costa. Segundo essa lenda o Boi Surubim teria sido devorado por uma onça, e daí o nome de Surubim.
Localizado na Mesorregião do Agreste pernambucano e na Microrregião do Alto Capibaribe, Surubim situa-se a 120 km do Recife, na região do Planalto do Borborema, com vegetação característica da caatinga e com o clima do tipo Bshs´i, com temperaturas médias anuais de 24,7º e precipitações pluviométricas na casa dos 692,6 mm.
Cortado pelo rio Capibaribe, o município de 65.089 habitantes(estimativa IBGE 2019) tem uma das maiores barragens do estado, a Barragem de Jucazinho, que abastece cidades como Caruaru e cerca de mais 12 cidades do Agreste, atendendo uma população de aproximadamente 600.000 habitantes.




Atual Igreja Matriz de São José (Foto: Edvaldo Clemente)






Praças São José( primeiro plano) e Dídimo Carneiro( segundo plano)
Foto: João Paulo Lima



Capital da Vaquejada

Surubim é conhecida nacionalmente como a Capital da Vaquejada, por ter a mais antiga vaquejada do país, a qual acontece anualmente em setembro, logo após a semana de emancipação política. A cidade também tem os títulos de "Jóia do Agreste" e "Terra do Algodão", devido à ascensão econômica que atingiu entre os anos de 1950  a 1970, com as usinas de algodão que enriqueciam a cidade e o campo, dentre elas a famosa Usina Farias, pertencente a tradicional família de mesmo nome. É ainda conhecida como " Terra de Chacrinha" e " Terra de Capiba".





Parque de Vaquejada J. Galdino (Foto: Google imagens)





Polo Regional


Surubim também conta com diversos serviços públicos oferecidos no âmbito federal e estadual, como Tribunal de Contas do Estado, Coletoria da Receita Estadual, Tribunal Regional Eleitoral, 22º Batalhão de Polícia Militar, Batalhão do Corpo de Bombeiros, Delegacia, Delegacia Regional da Mulher, Agência Regional do SASSEPE, Posto Avançado do INSS, Coletoria da Receita Estadual, Agência Regional do IPA, Agência Regional da ADAGRO, Correios, OAB, CIRETRAN-PE, Agência de Atendimento da CELPE, Agência Regional de Atendimento da Compesa, CDL, CERCAL e Fórum da Comarca de Surubim( o qual atende também as cidades de Casinhas e Vertente do Lério).





Tribunal de Contas de Surubim
Foto: João Paulo Lima




Economia



A agricultura e a pecuária sempre fizeram parte de sua história, haja vista que o município já foi a quarta maior bacia leiteira de Pernambuco e possui uma das mais antigas e importantes exposições de animais do país. Atualmente está passando por uma revitalização, após anos de descaso.O comércio é outro forte atrativo.


Cidade importante do Agreste Setentrional, Surubim possui um dos maiores polos de eletrodomésticos e eletroeletrônicos do estado, com grandes lojas de rede como Ricardo Eletro, Magazine Luiza, Credimóveis Novolar, Lazer Eletro, bem como possui grandes lojas de redes como o supermercado Todo Dia, Esposende Calçados, Lojas Americanas, dentre outras.


O setor de prestação de serviços estende-se também a uma ampla rede bancária, possuindo cinco bancos(Brasil, Santander, Bradesco, Caixa Econômica e Banco do Nordeste), além de duas lotéricas e vários correspondentes bancários.A indústria local também passa por um amplo crescimento, no que se refere ao setor têxtil. 

O município é o quinto maior produtor do Polo de Confecções do Agreste, ao lado de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Taquaritinga do Norte, sendo responsável por cerca de 10% da produção estadual. Para estimular a produção, a antiga Aciasur - Associação de Comercial e Empresarial de Surubim, hoje extinta, juntamente com empresários locais e o apoio do Governo Federal criou a Incubadora de Empresas de Surubim, com o objetivo de dinamizar a economia local e regional. Merece destaque também o CVT - Centro de Vocação Tecnológico da Prefeitura Municipal de Surubim, que formou dezenas de jovens para o mercado de trabalho, com foco na confecção, projeto vencedor do Prêmio Prefeito Empreendedor. Atualmente a Incubadora de Empresas e CVT encontram-se desativados. O município possui cerca de 200 estabelecimentos ligados ao ramo têxtil. 

O município pernambucano tem atraído grandes investimentos. Atualmente a fábrica de massas do Grupo Cristal, às margens da PE-90, é umas das maiores do ramo de panificação do país, com destaque para massas congeladas. 






Feira Livre de Surubim
Foto: João Paulo Lima




Saúde




Na área da saúde, Surubim possui um hospital de dimensão regional(Hospital São Luiz), a UPA do Coqueiro, a Agência Regional do SASSEPE, o Centro de Saúde Dr. Estácio Souto Maior, um Centro de Apoio Psicossocial - CAPS, vinte Unidades Básicas de Saúde - UBS's, clínicas e institutos particulares de saúde, com destaque para o Instituto Roberto Mateus, o Centro de Diagnóstico Surubim e a Clínica São Camilo, além de várias especialidades médicas e laboratórios de análises clínicas. 




UPA
Foto: Blog Negócios e Informes





Hospital São Luiz
Foto: João Paulo Lima





Agência Regional do SASSEPE
Foto: João Paulo Lima




Educação


Na educação o município também é um polo de excelência, contando com um dos mais modernos polos de educação a distância de Pernambuco, que oferece cursos superiores através da Universidade Aberta do Brasil - UAB, ministrados pela Universidade Federal de Pernambuco,  Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade de Pernambuco e Instituto Federal de Pernambuco(IFPE). A cidade também possui uma instituição de ensino superior presencial privada, a Faculdade Duarte Coelho, com o curso de Bacharelado em Administração, além de polos de educação a distância da UNOPAR, UNINTA, Unicesumar, UNIFACVEST e Universidade Estácio.
O município conta também com cursos de especialização da FACOL e tem a  Escola Técnica Estadual Antônio Arruda de Farias, que oferece cursos técnicos nas áreas de administração, vestuário e informática.
Na educação básica, conta com três grandes escolas particulares, o Colégio Nossa Senhora do Amparo (Sede Regional no Nordeste da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo e primeira escola fundada no município em 1929), o Colégio Marista Pio XII, único da Congregação Marista no interior do estado e o Colégio Duarte Coelho. Também conta com uma unidade do SESC Ler, quatro colégios da rede estadual de ensino, destacando-se a Escola Severino Farias, que ganhou o Prêmio de Gestão Nacional e a Escola de Referência Natalícia Figueirôa, pioneira na educação integral. A rede municipal de ensino também conta com excelentes instituições de ensino, oferecendo o ensino da creche ao Ensino Fundamental II.
A cidade possui uma creche modelo, com padrão nacional, ao lado do Estádio Municipal no Bairro do Coqueiro, formando um dos maiores centros esportivo-educacional do interior pernambucano, com creche, colégio, quadra poliesportiva coberta e campo de futebol.
Merece destaque também os cursos profissionalizantes oferecidos pela  Microllins e cursos de línguas do CCAA e Wizard, assim como cursos oferecidos por empresas locais na área de informática, como a Compumaster.



Colégio e Faculdade Duarte Coelho
Foto: Correio do Agreste




Turismo


No turismo destacamos:
  • As tradicionais Festas dos Padroeiros São José(mês de março) e São Sebastião(mês de janeiro);
  • O Carnaval de Todos, com o tradicional desfile das Virgens, que constitui-se no maior carnaval fora de época de Pernambuco, atraindo um público superior a 80 mil pessoas; 
  • Os festivais juninos; 
  • A festa de emancipação política, com desfile de escolas e bandas de fanfarras, com participação das Forças Armadas e das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros; 
  • A tradicional vaquejada, a mais antiga do Brasil, que atrai um média de 100 mil pessoas nos três dias de festa; 
  • O Surubim Moto Fest; 
  • A Exposição de Animais; 
  • A Casa Grande do Sítio Cachoeira do Taépe, datada do século XVII e tombada pelo IPHAN;
  • A Barragem do Jucazinho, importante local de lazer para a  população da região.
Dotada de uma expressiva rede hoteleira, os visitantes podem contar com quatro hotéis e várias pousadas, com destaque para o Cristal Hotel, um dos mais modernos do Agreste.


Comunicação 


Na área de comunicação, temos duas emissoras comerciais, a Rádio Surubim AM ( a pioneira do município) e a Rádio Integração FM, que é a maior emissora de rádio do Agreste Setentrional, transmitindo seu sinal para mais de 60 cidades dos estados de Pernambuco e Paraíba. Também conta com uma emissora comunitária, a POP FM, com um raio de alcance local.
O município também possui dois jornais locais, o Correio do Agreste e o Surubim Terra da Gente, que divulgam as notícias de Surubim e região e vários blogs, entre eles o Portal Surubim, primeiro blog de notícias da cidade.




Rádio Surubim AM( a mais antiga da cidade e fundada pelo Monsenhor Luiz Ferreira Lima)
Foto: Blog Negócios e Informes




Política

Surubim é um importante colégio eleitoral do estado, exercendo influência histórica na política regional, marcadamente pela oligarquia algodoeira que durante anos dominou o cenário político do Agreste. Destacam-se as famílias Farias, Barbosa e Ferreira Lima e atualmente a família Nóbrega, que recentemente vem mudando a história política local.
Dentre seus políticos ilustres, destacam-se: Coronel Dídimo Carneiro, o Prefeito Nelson Barbosa, Monsenhor Luís Ferreira Lima, Senador Antônio Farias, deputado Gonzaga Vasconcelos, deputado Geraldo Barbosa, deputado José Augusto Farias e o ex-prefeito Prefeito Flávio Nóbrega.


Prédio onde funcionava a extinta Usina de Beneficiamento de Algodão Farias. Durante anos a oligarquia algodoeira dominou o cenário político local.



Foto: Lulu/Surubim News





Filhos Ilustres



Dentre os seus filhos mais conhecidos de Surubim, estão o músico e compositor de frevo, o pernambucano Lourenço Barbosa da Fonseca, o Capiba, e o maior comunicador da história da televisão brasileira, Chacrinha, que usava a sua famosa frase: " Quem não se comunica, se trumbica".


Capiba



Foto: Immub




Chacrinha



" Terezinha, uuuhhh!!!
Foto: Notícias da Tv/UOL






Poema Surubinense


Surubim Jóia do Agreste


Capital da Vaquejada


Com tua história e teu povo


Em rimas e versos cantada



Surubim do Velho Guerreiro


O Rei da televisão


Do Prefeito Nelson Barbosa


Homem de grande visão





Surubim do Boi Nanico


De Capiba com suas canções


Da agropecuária


E das grandes exposições





Surubim do comércio


Da feira livre com suas variedades


Das miudezas e dos tecidos


De São José e suas festividades





Surubim dos belos desfiles


Das fanfarras e dos pelotões


Dos carnavais do passado


Que animavam os foliões





Surubim de tantas ruas


Das praças e procissões


Do Monsenhor Ferreira Lima


Personagem de grandes eleições





Surubim da Usina Farias


Do cinema que se fechou


Do escritor José Nivaldo


Do museu que se acabou





Surubim dos velhos jipes


Das rurais e das costureiras


Dos vaqueiros e dos seresteiros


Dos artesãos e das parteiras





Surubim do boi e da onça


Da lenda que te criou


Agradeço a Lourenço Ramos


Pela fazenda que te originou

Autor: João Paulo A. de Lima